Pelicanos de Balandrau.

"Que cada um se esforce individualmente e de acordo com as possibilidades de sua inteligência; mas que cuide de não censurar os demais, seja porque ele não os entende ou porque eles não o entendem, já que sempre ocorre um dos casos, e freqüentemente ambos de uma só vez. Toda opinião sincera merece por tal razão ser respeitada, ainda que possa haver discordância em seus méritos. A verdadeira liberdade de pensamento mede-se pela liberdade que cada indivíduo sabe conceder aos demais" PEDRO DONIDA

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Curiosidades sobre o Sol.


O Sol é uma estrela G2 comum, uma das 100 bilhões ou mais de estrelas que habitam a nossa galáxia.
diâmetro: 1.390.000 km.
massa: 1,989x1030 kg
temperatura do núcleo: 15.000.000 K.
temperatura da superfície: 5800 K
O Sol é extraordinariamente maior que qualquer outro corpo do sistema solar. Detém mais de 99,8% da massa total do nosso sistema solar ( (Júpiter fica com quase toda a massa restante).
A massa solar é, presentemente, constituída de cerca de 75% de hidrogênio e 25% de hélio (92,1% hidrogênio e 7,8% hélio por número de átomos); o restante ("metais") corresponde a apenas 0,1%. Esses valores mudam à medida que o Sol converte o hidrogênio em hélio em seu núcleo.
As camadas externas do Sol apresentam rotação diferencial: no equador, a superfície gira apenas uma vez a cada 25,4 dias; próximo aos pólos, sua rotação é de 36 dias. Esse estranho comportamento se deve ao fato de o Sol não ser um corpo sólido como a Terra. Efeitos similares são vistos nos planetas gasosos. O núcleo do Sol gira como um corpo sólido.
As condições no núcleo do Sol são extremas. A temperatura é de 15 milhões de graus Kelvin e a pressão é de 250 bilhões deatmosferas. A compressão dos gases no núcleo atinge uma densidade 150 vezes a da água.
A energia solar (3,86e33 ergs/s ou 386 bilhões de bilhões de megawatts) é produzida por reações de fusão nuclear. A cada segundo, cerca de 700.000.000 de toneladas de hidrogênio são convertidas em aproximadamente 695.000.000 toneladas de hélio e 5.000.000 toneladas de energia (=3,8e33 ergs) na forma de raios gama. À medida que se desloca em direção à superfície, essa energia é continuamente absorvida e novamente irradiada a temperaturas cada vez mais baixas, de modo que, ao atingir a superfície, ela é basicamente luz visível. Nos últimos 20% de seu trajeto até a superfície, a energia desloca-se mais por convecção do que por radiação. Um fóton leva 50 milhões de anos para chegar à superfície.
A superfície do Sol, chamada de fotosfera, tem uma temperatura de aproximadamente 5800 k. As manchas solares são regiões "frias", onde a temperatura é de 3800 K (elas parecem escuras apenas quando comparadas com as regiões circunvizinhas). As manchas solares podem ser muito grandes, alcançando um diâmetro de até 50.000 km. Essas manchas são causadas por interações complexas e pouco conhecidas com o campo magnético do Sol.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial