Pelicanos de Balandrau.

"Que cada um se esforce individualmente e de acordo com as possibilidades de sua inteligência; mas que cuide de não censurar os demais, seja porque ele não os entende ou porque eles não o entendem, já que sempre ocorre um dos casos, e freqüentemente ambos de uma só vez. Toda opinião sincera merece por tal razão ser respeitada, ainda que possa haver discordância em seus méritos. A verdadeira liberdade de pensamento mede-se pela liberdade que cada indivíduo sabe conceder aos demais" PEDRO DONIDA

quinta-feira, 5 de março de 2009

Deputados lembram centerario de nascimento de :.Divonsir Borba Côrtes.'. M.'.M.'.



Os Deputados Estaduais do Paraná e Federais de Brasília lembraram nesta segunda-feira, dia 9, o centenário de nascimento de Divonsir Borba Côrtes, falecido em 18 de Dezembro de 1985.

Divonsir Borba Côrtes foi eleito deputado estadual na legislatura de 1950/1954, foi 1º Secretário e Vice presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, tendo desenvolvido intensa atividade parlamentar a nível estadual e federal. Também representou o estado na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, antiga capital federal, na legislatura de 1954/1958, tendo ocupado a 1ª. Secretaria da Câmara dos Deputados,função que já tinha sido exercida anteriormente por outro paranaense, Bento Munhoz da Rocha Neto e a pouco pelo Dep. Osmar Seraglio, sendo esses três homens Paranaenses os que ocuparam os maiores cargos na Camara federal. Tendo Divonsir por varias veses assumido a Presidência Da Câmara.

Em sua biografia, consta ainda que Borba Côrtes representou o Parlamento brasileiro em Londres, no Congresso Pró Governo Mundial, realizado em 1955, no qual teve atuação elogiada pela imprensa londrina. e foi líder do PTB na Câmara, e Fundador do PTB no Paraná, sendo tambem no Paraná ,o braço direito de Getúlio Vargas, e com grande contribuição no governo de JK, inclusive na construção de Brasília.
Na Câmara dos Deputados foi um incansável defensor da cafeicultura do Paraná, sendo que os anais da Câmara registram inúmeros pronunciamentos seus em Plenário. Como candidato a deputado federal pelo PTB obteve expressiva votação, sendo o terceiro mais votado no Estado do Paraná. “Ele também honrou seu mandato através de uma atuação firme e corajosa em prol do Paraná”.

Borba Côrtes também foi um defensor ardoroso da criação da Petrobras, e durante muitos anos foi um jornalista colaborador da Gazeta do Povo, tendo publicado mais de 100 artigos sobre matérias diversas. Divonsir exerceu ainda a advocacia OAB nº 234 e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, eleito por dois mandatos. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Curitiba, e promotor de justiça de carreira, tendo se aposentado como procurador de Justiça. Em 1962 foi procurador geral e secretário geral da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, no Rio de Janeiro. Também foi Delegado da Ordem Política e Social em Curitiba no período da 2ª. Guerra Mundial.

Na Maçonaria foi Grão Mestre da Grande Loja do Paraná e em 1944 fundou em Londrina a Loja Maçonica Regeneração Terceira, ponto de congraçamento das diversas correntes em divergência, interferindo pessoalmente inclusive na aquisição do terreno, onde foi edificado o Templo que dignifica a cultura da cidade de Londrina. É filho, neto(pelos dois lados) e bisneto de Maçons.

Divonsir Borba Côrtes era casado com Dalila Martins Côrtes e deixou três filhos: Divonsir Borba Côrtes Filho, Luiz Cláudio Martins Côrtes e Cloris Martins Côrtes (já falecida), além de inúmeros netos e bisnetos. Tendo como irmaos o médico Dr. Hélenton Borba Côrtes CRM 724 (ja falecido) e o também médico Dr. Atlantido Borba Côrtes CRM 35, hoje com 98 anos.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

tive o prazer de trabalhar com dona dalila martins cortes esposa do então dr divonsir borba cortes são pessoas extraordinaria dr divonsir foi um grande homem como esposo pai e um grande educador da sociedade paranaense

8 de março de 2015 às 20:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial