Simbolismo da Bandeira Nacional.
Esse tema foi escolhido para esclarecer algumas dúvidas que se tem, o "Porque a Bandeira Nacional do Brasil deve ser referenciada, quando dentro da Loja existem Irmãos de diversas nacionalidades? A Loja não é um Templo Universal, símbolo de Todo o Planeta?
Com fundamento nos princípios da Universalidade da Ordem, evidentemente, estão com razão aquele que assim pensam.
No entanto, é de se observar que nas Constituições de todas as Potências da Ordem e na nossa particularmente afirma-se: "Condena a exploração do homem, bem como os privilégios e as regalias, ENALTECENDO, o mérito da inteligência e da virtude, bem como o VALOR DEMONSTRADO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS à Ordem, À PÁTRIA e à Humanidade", e mais adiante vemos que o Irmao deve fidelidade e devotamento à Pátria e obediência às suas leis.
E, dois motivos encontram para isto: o primeiro deles é que o Iniciado não é um revoltado, e, sim revolucionário, e um revolucionário que não acata a violência , ele é um PACIFISTA, e não PASSIVISTA.
Ele deve obedecer às leis, mas lutar para a sua alteração, sua revogação, sua queda por meios pacíficos e democráticos, quando as considerar injustas, conforme prescreve igualmente os Princípios Gerais da Instituição.
Outro motivo, é de que o homem que não tem amor pela sua origem, que não ama o solo onde nasceu, não tem devotamento à região em que vive, dificilmente poderá ter amor pelo seu semelhante, pelo seu par, pelo seu próximo, posto que, se não consegue ter amor àquilo que está perto, está ao seu alcance, pelo solo em que pisa, muito menos poderá ter amor por aquele que nunca viu, embora saiba ser seu igual.
Por outro lado, o homem que neste amor se radicaliza, que abraça neste seu nacionalismo uma posição xenófoba, jamais poderá ingressar na Ordem , pois ainda naqueles mesmos Princípios acima citados nós vemos que além dos serviços que deve prestar à Ordem e à Pátria, se deve também a mesma obrigação para com a Humanidade.
Diz ainda que "o sectarismo político, religioso ou racial é incompatível com a universalidade do espírito da Ordem....." e ainda afirma que: "Considera Irmãos todos os M:., quaisquer que sejam suas raças, nacionalidades ou crenças".
Portanto, meus Irmãos, a homenagem à Bandeira Nacional do Brasil dentro de uma Loja , o é a todas as bandeiras nacionais de todas as Pátrias do Mundo.
Recorrendo ao símbolo da Pátria onde está localizada a Loja, lembramos todas as Pátrias do Universo, recordamos a Pátria de todos os nossos Irmãos. Razão porque consideramos, no mínimo, inconvenientes Irmãos que no momento da Oração à Bandeira se refere à participação dela em Guerra contra outras Nações.
Acrescente-se, pois, que toda e qualquer atitude ou interpretação sectária ou preconceituosa não pode ser, e não é Maç:. Lembrai-vos que a Ordem se utiliza, muitas e muitas vezes, de símbolos, e um dos seus mistérios está justamente na correta interpretação desta simbologia.
Tendes, pois, vossas mente aberta, aproveitai a Luz que hoje vos foi dada.
Não vos fecheis jamais em quaisquer credos, em quaisquer raças, em quaisquer nacionalidades.
Lembrai-vos, por fim, que a nossa Pátria, em seu sentido mais amplo, é aquela oriunda do Princípio Criador, e, ela tem por dimensão a Loja , do Oriente ao Ocidente, do Norte ao Sul. Nossa Pátria não tem limites, não tem fronteira.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial